Dengue também foi assunto abordado pelos agentes
Uma campanha preventiva em áreas de risco no período chuvoso foi lançada pela prefeitura de Betim no dia 10 de outubro. A primeira ação foi no bairro Capelinha, onde os agentes abordaram moradores, dando orientações sobre como agir em caso de chuva forte e dando dicas de como agir antes delas caírem para evitar problemas.
Até o fim do ano, outras áreas de risco serão mapeadas pela Defesa Civil, para posterior visita dos agentes, que além de orientações, fiscalizarão o risco existente em cada região. A campanha também fará alerta sobre a dengue, que já tem sido alvo de discussões e ações preventivas recorrentes pelo município.
O superintendente de Defesa Civil, capitão Ramiro Barros, pede atenção da população para evitar situações de risco no período chuvoso. “Já sabemos que o tempo é instável e suscetível a fortes pancadas de chuva. O conselho que damos é que as pessoas evitem áreas de risco, sujeitas a alagamento, desmoronamento e deslizamento de terra. É importante evitar a circulação a pé em locais que ocorram enxurradas. E caso o cidadão perceba o surgimento de trincas estruturais na moradia não deixe de nos acionar”, orientou.
O capitão destacou que a Defesa Civil mantém plantão com rondas e atendimento pelo telefone de urgência 199.
Controle da dengue 124v6k
Desde o início de setembro, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Dengue de Betim vem intensificando os encontros de planejamento e definição de ações para a chegada do período chuvoso, época propícia de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Por meio de uma série de ações conjuntas, já estão sendo realizadas a limpeza de canais e avenidas sanitárias, mutirões para retirada de entulho, fiscalização de pontos de descarte irregular de lixo, distribuição de novos ecopontos e intensificação do trabalho dos agentes de saúde nas residências.
O objetivo é atualizar os dados sobre a situação da dengue no município, as ações feitas durante a semana, discutir propostas, bem como dar instruções sobre como combater e auxiliar no controle do mosquito transmissor da doença.