Equipes de força-tarefa se mobilizam para ajudar famílias afetadas pela chuva

Os últimos dias têm sido intensos e complicados para muitos moradores da RMBH, devido ao grande volume de chuvas. Em Betim, a Defesa Civil do município recebeu 499 chamados no final de semana. Em São Joaquim de Bicas, a Prefeitura decretou calamidade pública. Em Igarapé, casas ficaram inundadas e diversas vias de o aos bairros precisaram ser interditadas.

Equipes da Defesa Civil, prefeituras e demais órgãos competentes dos municípios estão se mobilizando para ajudar os moradores atingidos pelas chuvas. Ao todo, 145 cidades mineiras estão em situação de emergência.

Betim 81vo

Foto: Edson Dutra

No sábado (8), um morador do bairro Citrolândia, um homem de 38 anos, não resistiu aos ferimentos causados pelo desabamento de sua casa e acabou falecendo. O eletricista Cristiano Carvalho Anjos, que deixa um filho de 13 anos, foi enterrado ontem no Cemitério Retiro da Saudade. Os bairros Citrolândia, Nossa Senhora de Fátima e Teresópolis, são as regiões com maior número de ocorrências graves.

Em nota a Prefeitura de Betim informou que até agora, “244 ocorrências foram registradas e estão em andamento em decorrência das fortes chuvas que atingem o município”. Além disso, a istração municipal informou que até às 20h deste domingo (9), “68 famílias que tiveram parte de suas casas invadidas pela água estão recebendo o apoio da Prefeitura para a retirada de móveis e outros pertences e estão sendo encaminhadas para abrigos ou casas de parentes”.

No índice pluviométrico monitorado pela Defesa Civil, até a noite de ontem, Betim recebeu o volume de 165, 9 mm de chuvas. Segundo o órgão, as equipes continuam em mobilização na cidade.

No domingo (9), a cidade recebeu a visita do secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, que, segundo a Prefeitura, veio prestar assistência emergencial às famílias desalojadas e demais vítimas das fortes chuvas que atingem o município desde sexta-feira (7), e também para concluir os trabalhos de recuperação de encostas e de áreas com alagamentos reincidentes.

São Joaquim de Bicas 1j4610

O clima de domingo para os sanjoaquibenses foi de muita tensão, principalmente para os moradores que estavam próximos às margens do Rio Paraopeba. O recado da Prefeitura era: “organizem os seus documentos, acionem imediatamente a Defesa Civil e preparem-se para a evacuação imediata de suas casas”.

A Defesa Civil informou que o córrego Bandeirinhas, o reservatório Rio Manso, em Brumadinho, atingiu 100% da capacidade e está vertendo. Por isso, o Rio Paraopeba continua em elevação.

Ainda no final de semana, o prefeito Guto Resende compartilhou um vídeo nas redes sociais confirmando ter publicado um decreto de calamidade pública. “Infelizmente, nossa cidade e nosso povo estão sofrendo muito com o excesso de chuvas. Mas nossas equipes estão em campo, empenhadas em salvar a vida da nossa gente. Mantenham-se em segurança. Em caso de risco de alagamento, deslizamento de terra, desabamento de imóveis, acionem imediatamente a Defesa Civil e desloquem-se para um local seguro”, elucidou o prefeito.

Juatuba 14264f

Foto: reprodução/redes sociais

O final de semana em Juatuba também não foi tranquilo para os juatubenses, principalmente para aqueles que moram nos bairros Satélite, Nova Esperança, Varginha e Ponte Nova. De acordo com informações, com pontos de alagamento e até mesmo a necessidade de evacuação de moradores, estas foram as quatro regiões de Juatuba mais afetadas pelas chuvas do final de semana.

Igarapé 5d4o6n

Nesta manhã (10), o prefeito Arnaldo Chaves informou em suas redes sociais que estava em reunião online com o governador Romeu Zema, a Defesa Civil Estadual e demais prefeitos de outros municípios para levantar estratégias de enfrentamento às chuvas em Minas Gerais.

Vias como a ponte que dá o ao Brejo, Avenida Silva Couto, Rua Geraldo da Silva Couto, parte da estrada de o ao bairro Jequitibá, estrada da Fornac, entre outros os entre um bairro e outro, precisaram ser interditados no último domingo (9).

Fonte: Prefeitura Municipal de Igarapé

Ademais, o transporte público também foi afetado elas chuvas em Igarapé. No início do dia, a Prefeitura Municipal informou em suas redes sociais que as linhas de Betim, metrô e Belo Horizonte não estão rodando e não têm previsão de volta. “A linha do trasnporte municipal 1050 Vila Rica/Roseiras está ando pelo posto Transabril e pode haver atraso na linha. As demais estão rodando normalmente com alguns desvios”, publicou a istração municipal.

Sobre as barragens da morro do Ipê, o prefeito informou que esteve na manhã deste domingo (9) na Mineradora Morro do Ipê, acompanhando o monitoramento das barragens localizadas na cidade. Segundo ele, “os monitoramentos são feitos em tempo real, 24 horas por dia. Não há necessidade de preocupação pois o sistema de drenagem permanece estável sem nenhuma anomalia”.

Brumadinho 136365

Foto: Prefeitura Municipal de Brumadinho

Segundo o boletim publicado às 11h desta segunda-feira (10), 274 famílias estão sendo assistidas. Além disso, até agora são 288 pessoas desalojadas, 253 desabrigados e 541 pessoas estão sendo atendidas.

“As pessoas abrigadas pela Prefeitura estão em abrigos provisórios em escolas. As entradas da cidade continuam bloqueadas. o às comunidades rurais estão alagadas. Serra do Rola Moça para Casa Branca com pontos de interdição. Bairros mais atingidos: Canto do Rio, Cohab, Progresso e Centro. O Rio Paraopeba continua subindo”, afirmou a istração municipal.

Para as próximas 24 horas 223wl

No boletim publicado na manhã desta segunda-feira (10) pela Defesa Civil Estadual consta que “a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua atuando sobre Minas Gerais, mantendo o tempo encoberto e com chuva, a qualquer hora, em praticamente todo o estado”.

O Instituto Clima Tempo informou que “a situação é de perigo para chuva frequente e volumosa entre o oeste de Minas, Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira e a Região Serrana do Rio de Janeiro”.

A Defesa Civil alerta: redobre os cuidados e afaste-se das áreas de riscos. Em caso de urgência, não deixe de entrar em contato.

Exit mobile version