Estrutura ligará a avenida das Américas ao bairro Jardim da Cidade
A ampliação do viaduto Jacinto Couto Silva, o Jacintão, em Betim, será iniciada ainda neste ano. O edital de licitação para contratação da empresa que fará as obras foi publicado no dia 15 de junho e a expectativa é de que o processo tenha a duração de 90 dias. Os investimentos giram em torno de R$ 7,7 milhões para execução.
O elevado irá ligar a avenida das Américas ao bairro Jardim da Cidade, por cima da avenida Juiz Marco Túlio Isaac. Com isso, quem atravessa a Marco Túlio não precisará mais ar pelo semáforo. A estrutura terá 69 metros de comprimento e 12 metros de largura.
De acordo com o diretor de Operações da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), Gustavo Rocha, a mudança vai melhorar o fluxo na região. “Vamos poder reprogramar o sinal na Marco Túlio, o que vai dar mais celeridade para o trânsito no local”, afirmou.
A presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru, complementa dizendo que outro benefício da extensão do viaduto é agilizar o fluxo para o grande número de veículos que vêm da rodovia Fernão Dias para o município, sobrecarregando a via. “Para que possamos eliminar esse gargalo no trânsito e trazer mais conforto e segurança para os motoristas que por ali transitam, é imprescindível que o viaduto Jacintão seja estendido”, explicou.
De acordo com Gustavo Rocha, as obras devem começar em meados de setembro, assim que o processo licitatório for concluído. A previsão de conclusão é de 9 a 12 meses.
Outros viadutos 5j6x2t
Ainda conforme informações divulgadas pela Ecos, sete intervenções estão previstas entre trincheiras ou viadutos pela cidade. Estas serão feitas pela VLI, em razão de uma resolução assinada entre a empresa e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que determina que a empresa construa alguns elevados na cidade. Dois projetos já estão em estudo para aprovação: um viaduto no bairro Vianópolis e uma trincheira no Betim Industrial, próximo ao clube Sesi.